Serviço Central de Proteção ao Crédito ou também SCPC é um serviço administrado pela Boa Vista Serviços que provê aos seus clientes informações sobre inadimplência de pessoa jurídica e pessoa física a fim de garantir que o sistema de vendas a crédito possa tomar melhores decisões durante vendas e traçar estratégias de mercado.

História

No ano de 1955, o fundador das “Casas Minerva Roupas Ltda.” solicitou à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que esta se responsabilizasse pela centralização dos dados do comércio. Em 14 de outubro, deste mesmo ano a ACSP, em acordo com os lojistas criou o primeiro serviço de proteção ao crédito.

Inicialmente o serviço de consulta era realizado manualmente, através de fichas de registro, e cada consulta chegava a demorar cerca de 3 dias.

A partir de 1977 o serviço foi informatizado. O próximo passo foi o de concentrar as informações de todo o país. Dessa forma surgiu a Rede de Informação e de Proteção ao Crédito (RIPC), que mais tarde foi ampliada e formou a RENIC

Em 2010, foi criada a Boa Vista Serviços para realizar a gestão, modernização e ampliação dos serviços de proteção ao crédito, o SCPC

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.